domingo, 5 de fevereiro de 2017



Lectio Divina - 05/02/17 - 5º Domingo do Tempo Comum (A)

Um cristão/sal ... e uma Igreja/Luz !

"Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Vós sois o sal da terra." (Mateus 5, 13a)
Dou-me conta de que como cristão/sal devo fecundar a Terra ?
Sou fecundo, quer dizer, gero vida ... e a Vida ?

O sal simboliza os dons, talentos e qualidades que eu recebi e que devo multiplicar para o bem da Igreja e de toda a Humanidade !
Caso contrário, serei estéril pois ...

"... se o sal se tornar insosso, com que salgaremos?" (Mateus 5, 13b)
Sou "insosso", quer dizer, estou sem Vida ?
"Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens." (Mateus 5, 13c)

"Jogo" a minha vida fora e me deixo "pisar" pelo mundo ?
"Vós sois a luz do mundo." (Mateus 5, 14a)
Sou Luz ... ou me acomodo nas trevas ?
E a minha Luz não é o Cristo através de Sua Igreja ?

"Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte." (Mateus 5, 14b)
Pode a Igreja, a "cidade construída sobre um monte", a Nova Jerusalém celeste, ficar escondida e não fecundar e iluminar ... através de mim?

"Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa." (Mateus 5, 15)

Com o meu testemunho, deixo que a Igreja "brilhe" ?
Ou a apago com a minha inconsistência ?

"Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus." (Mateus 5, 16)
Meu (e Nosso) Pai é louvado com a minha vida ?


Se eu for sal ... minha Igreja será Luz !
Senhor,
que eu seja um cristão/sal
... na Tua Igreja/Luz !

Amém !



Nenhum comentário:

Postar um comentário