quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Especialista dá dicas para ajudar pais e filhos na volta às aulas

Confira algumas dicas para tornar o retorno às aulas mais tranquilo e seguro para as crianças, mas também para os pais

André Cunha
Da redação, com colaboração de Kelen Galvan

Milhares de crianças já retornaram às escolas para iniciar o processo letivo de 2017, outras vão retornar nos próximos dias. Para ajudar os pais e filhos nessa nova etapa, o notícias.cancaonova.com conversou com a psicopedagoga do Instituto Canção Nova, Marina Nunes.
Na entrevista, a especialista explica como o retorno às aulas pode ser mais tranquilo, tanto para pais como para os filhos, quando ele acontece com segurança e diálogo.
Confira:

Como fazer a readaptação da criança ao ritmo de escola após às férias?

No período das férias, no início, é muito importante aproveitar o momento com passeios, diversões e descanso, mas uns 15 dias antes de começar o ano letivo, é de extrema importância já ir inserindo na vida da criança o anseio para retornar à escola, como comprando os materiais escolares, se for possível, levar a criança para conhecer o espaço, incentivando, de forma tranquila, que ela vai encontrar com outras crianças, professoras, que aprenderá novas coisas. Quando for se aproximando a data do retorno, uns dias antes, estabelecer a rotina habitual da criança, horário de dormir e das refeições para que ela não sinta tanto a rotina escolar.

Como instruir o filho para o primeiro dia de aula?

A segurança dos pais é o principal. Passar essa segurança para o filho, dizendo que a família confia no espaço escolar que está deixando seu filho, que ali é um espaço que ele vai aprender muitas coisas. Se o choro acontecer, o ideal é sempre confortá-lo e ir conversando, acalmando e ajudando-o a criar um vínculo com o professor(a).

Como lidar com a criança que não quer ir para a escola?

O novo sempre traz consigo a insegurança, pois não conhecemos o espaço, as pessoas ou até mesmo o que vai acontecer neste local. Por isso, é importante identificar o que está causando essa resistência no âmbito escolar.
A experiência de ir à escola precisa ser de forma confortável, por isso, o ideal é fazer uma preparação antes, conhecer a escola, se possível, os professores, criar laços com colegas da turma, conscientizá-lo da importância de se aprender coisas novas.

E quando há a necessidade da criança mudar de escola, exige algum cuidado especial? Como fazer essa transição de forma tranquila?

Sim. Estar em um lugar que nunca estava antes é novo para qualquer pessoa. Por isso fazer uma preparação antecipada, de forma tranquila, explicando para a criança o motivo da mudança, passando para ela mais segurança, dizendo que para os pais isso também é novo. Neste momento, o diálogo de pais e filhos é muito importante.

Qual deve ser a postura dos pais para passar segurança aos filhos nesta readaptação?

No início do ano letivo, a insegurança dos pais vem acompanhada da ansiedade, pois é um período de muitas novidades para a família também, por isso os pais, criando um vínculo com o ambiente escolar do seu filho antes de iniciar as aulas, vai-lhe proporcionar mais segurança e, assim, ajudar o seu filho na adaptação escolar.

Homilia Diária


      Proclamemos o senhorio de Jesus em nossa vida

É importante, acima de tudo, proclamarmos o senhorio de Jesus em nossa vida e irmos para o combate

“Vós ainda não resististes até ao sangue na vossa luta contra o pecado” (Hebreus 12,4 ).
Ao meditarmos a Carta aos Hebreus, vemos que a Palavra de Deus é um convite para que possamos, de fato, lutar contra o pecado, porque, se não lutarmos, ele nos vence, derruba-nos. Temos de vencer o pecado, tirá-lo e derrubá-lo da nossa vida.

Talvez você possa dizer: “Eu sou tão fraco! Ele é mais forte do que eu!”. Por isso, não estamos lutando sozinhos, é o Senhor quem combate e vence o pecado em nós. Precisamos proclamar o senhorio de Jesus na nossa vida.

O nosso embate não é diretamente com o pecado, mas é para que Jesus seja o Senhor da nossa vida, dos nossos pensamentos e sentimentos, para que seja o Senhor da nossa vontade, daquilo que somos e fazemos. Precisamos permitir que Jesus reine em nós.

O combate é para tirar as forças do mal, os maus costumes, os maus pensamentos e sentimentos. Para tirar de nós outras coisas que não convêm a nós, à nossa fé nem à santidade à qual somos chamados a viver. É importante, acima de tudo, proclamarmos o senhorio de Jesus em nossa vida e irmos para o combate.

Deixe-me dizer: não lutamos ainda até o sangue. Às vezes, lutamos contra o pecado de maneira passiva e pensamos:“Eu até tento, mas não consigo!”. Lutar até o sangue quer dizer lutar com todas as forças, com toda alma e coração, resistir, não ceder à tentação.
Quando rezamos o Pai-Nosso, pedimos: “E não deixei-nos cair em tentação”. O “não cair em tentação” é não ceder à tentação, não quer dizer que não teremos mais tentações nesta vida, muito pelo contrário, as tentações podem ser ainda maiores, e o combate se torna ainda mais ágil em nossa vida.

Precisamos desarmar o maligno, precisamos desarmar a tentação dentro de nós. Aqui é necessário resistência da nossa parte, até o sangue, até a própria vida se for preciso!

Não desanime, mesmo que você tenha esta ou aquela fraqueza, mesmo que tenhamos caído muitas vezes no mesmo pecado. O que não podemos é nos entregar, desistir, ceder às forças do mal e entregar a nossa alma ao mal. Precisamos lutar e ser combatentes!

Muitos podem pensar: “Nossa, mas o meu temperamento é difícil!”. Não tem problema, o temperamento difícil é amansado pela graça de Deus, é moldado pela Sua graça e, daqui a pouco, ele vai cedendo ao senhorio de Jesus.

Deus abençoe você!

Santa Veridiana - Uma peregrina da Igreja


Santa Veridiana


Santo do Dia     

Santa Veridiana era conhecida pela sua compaixão para com os mais pobres, oferecendo-lhes tudo que podia

Nasceu em Florença, em 1182, numa família nobre que respeitava as opções de Veridiana com relação a Deus. Ela trabalhou com um tio comerciante e o ajudou a administrar seus negócios, mas percebeu que sua vocação era muito mais do que administrar; era deixar que o próprio Deus cuidasse dela e de sua história.

Jovem de oração, de penitência e contemplação, priorizou a vontade do Senhor, por isso chegou a um ponto em que deixou tudo para seguir a vontade de Deus, trabalhando e servindo-O por meio dos pobres e peregrinos.

Na época em que administrava o comércio do tio, já ajudava os pobres. Mas, agora, ela se doava para os seus irmãos mais necessitados. Ficou gravemente ferida, quando, ao fazer uma peregrinação pelos túmulos de São Pedro e São Paulo, foi a pé e descalça pedindo esmolas. Santa Veridiana ofereceu todos esses seus sacrifícios pela conversão das pessoas.

Uma mulher possuída pelo Espírito Santo, foi dócil à vontade de Deus e viveu o restante de sua vida acamada, enferma, oferecendo-se ao Senhor, aconselhando muitas pessoas e intercedendo por todos. Seus alimentos eram pão e água.

Mulher penitente e feliz, viveu até os 60 anos de idade consumindo-se de amor a Deus para o bem dos irmãos.

Santa Veridiana, neste tempo marcado pelo hedonismo e pela busca desenfreada por prazeres, nos aponta, denuncia que não é este o caminho da felicidade, mas apenas um: Nosso Senhor Jesus Cristo.
Peça a intercessão dessa santa para que todos possam, na oração, na penitência, na doação ao irmão, encontrarmos a verdadeira felicidade.

Santa Veridiana, rogai por nós!