domingo, 29 de janeiro de 2017

Por que a Igreja guarda o Domingo e não o Sábado?


O motivo mais importante é que Jesus Cristo ressuscitou no Domingo, inaugurando a “nova Criação” libertada do pecado. Assim o Domingo (= dominus, dia do Senhor) é a plenitude do Sábado judaico. Sabemos que o Antigo Testamento é um figura do Novo; o Sábado judaico é um figura do Domingo cristão. O Catecismo da Igreja assim explica:

§2175 – “O Domingo distingue-se expressamente do sábado, ao qual sucede cronologicamente, cada semana, e cuja prescrição ritual substitui, para os cristãos. Leva à plenitude, na Páscoa de Cristo, a verdade espiritual do Sábado judaico e anuncia o repouso eterno do homem em Deus. Com efeito, o culto da lei preparava o mistério de Cristo, e o que nele se praticava prefigurava, de alguma forma, algum aspecto de Cristo (1Cor 10,11)”.

Os Apóstolos celebravam a Missa “no primeiro dia da semana”; isto é, no Domingo, como vemos em At 20,7: “No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para a fração do pão…” Em Mt 28, 1 vemos: “Após o Sábado, ao raiar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria vieram ao Sepulcro…” Em Ap 1, 10, São João fala que “no dia do Senhor, fui movido pelo Espírito…” e a coleta era feita “no primeiro dia da semana” (1Cor 16,2).

A Epístola de Barnabás (74 d.C.) um dos documentos mais antigos da Igreja, anterior ao Apocalipse, dizia: “Guardamos o oitavo dia (o domingo) com alegria, o dia em que Jesus levantou-se dos mortos” (Barnabás 15:6-8).
Santo Inácio de Antioquia (†107), mártir no Coliseu de Roma, bispo, dizia: “Aqueles que viviam segundo a ordem antiga das coisas voltaram-se para a nova esperança, não mais observando o Sábado, mas sim o dia do Senhor, no qual a nossa vida foi abençoada, por Ele e por sua morte” (Carta aos Magnésios. 9,1).

“Devido à Tradição Apostólica que tem origem no próprio dia da ressurreição de Cristo, a Igreja celebra o mistério pascal a cada oitavo dia, no dia chamado com razão o dia do Senhor ou Domingo” (SC 106). O dia da ressurreição de Cristo é ao mesmo tempo “o primeiro dia da semana”, memorial do primeiro dia da criação, e o “oitavo dia”, em que Cristo, depois do seu “repouso” do grande Sábado, inaugura o dia “que o Senhor fez”, o “dia que não conhece ocaso”. (Cat. §1166)
São Justino (†165), mártir, escreveu: “Reunimo-nos todos no dia do sol, porque é o primeiro dia após o Sábado dos judeus, mas também o primeiro dia em que Deus, extraindo a matéria das trevas, criou o mundo e, neste mesmo dia, Jesus Cristo, nosso Salvador, ressuscitou dentre os mortos“ (Apologia 1,67).

São Jerônimo (†420), disse: “O dia do Senhor, o dia da ressurreição, o dia dos cristãos, é o nosso dia. É por isso que ele se chama dia do Senhor: pois foi nesse dia que o Senhor subiu vitorioso para junto do Pai. Se os pagãos o denominam dia do sol, também nós o confessamos de bom grado: pois hoje levantou-se a luz do mundo, hoje apareceu o sol de justiça cujos raios trazem a salvação.” (CCL, 78,550,52)

Desta forma a Sagrada Escritura e a Sagrada Tradição da Apostólica nos mostram porque desde a Ressurreição do Senhor a Igreja guarda o Domingo como o Dia do Senhor.

Prof. Felipe Aquino

Lectio Divina - 29/01/17 - IV do Tempo Comum (A)

Bem-aventurado ... sou !

"Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los: ..." (Mateus 5, 1-2)
Estou nessa multidão ?
Busco sempre aproximar-me de Jesus ?
Como discípulo, Jesus me ensina ... mas realmente desejo aprender de Seu Coração ?
E mais tarde desejo transmití-lo ?

“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus." (Mateus 5, 3)
Como um pobre em Espírito ... confio em Deus ?
No Deus que transforma o mal em Bem e até o meu mal no Seu e meu Bem ?
Creio na Sua História de Salvação para comigo ?
Agradeço tudo aquilo que Ele me permite viver ?
Nos momentos difíceis aceito e contemplo o Seu mistério ?
Bem-aventurado ... sou !

"Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados." (Mateus 5, 4)
O que me aflige : a enfermidade, a solidão, a pobreza, a depressão, a falta de sentido ou o "des-amor" ?
Mas o Amor de Deus por mim não é maior do que tudo isto ?
Confio no consolo de Deus o único que pode dar-me a verdadeira Paz ?
Bem-aventurado ... sou !

"Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra." (Mateus 5, 5)
Tenho a mansidão no meu coração e a paz na minha ação ?
"Possuo" a terra espalhando o Bem, o Belo e o Bom ?
Bem-aventurado ... sou !

"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados." (Mateus 5, 6)
"Injustiçado" tenho fome ... mas "injusto" minha consciência não morre de “sede” de Deus ?
"Sacio-me" apenas com a verdade, com o perdão e com a reconciliação ?
Bem-aventurado ... sou !

"Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia." (Mateus 5, 7)
Reconhecendo-me miserável, coloco a miséria dos demais em meu coração e a transformo em misericórdia ?
Bem-aventurado ... sou !

"Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus." (Mateus 5, 8)
Com que "olhos" vejo o meu irmão, com os do mundo ... ou com os do coração de Deus ?
Vejo a Deus em meu irmão ?
Bem-aventurado ... sou !

"Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus." (Mateus 5, 9)
Promovo a Paz do meu Pai que está no Céu ?
Eu não sou filho da Paz ... que é Deus ?
Bem-aventurado ... sou !

"Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus!" (Mateus 5, 10)
“Persigo” a justiça do Reino dos Céus e por causa dela sou perseguido pelos "reinos da terra" ?
Bem-aventurado ... sou !

"Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim." (Mateus 5, 11)
Sofro a mentira por causa da Verdade ?
Sofro a injúria por causa da Luz ?
Bem-aventurado ... sou !

"Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”. (Mateus 5, 12a)
Cristão, pobre de Deus, aflito, manso, justo, misericordioso, puro, pacífico, perseguido, injuriado, verdadeiro e alegre ... tudo isso não compõe a minha "boa-ventura" : o ter como sentido na Terra a Eternidade no Céu através da História de Salvação que me é dada ?
Mas, para tanto, não posso afastar-me da humildade de me que fala o profeta Sofonias ...
“Buscai o Senhor, humildes da terra, que pondes em prática seus preceitos; praticai a justiça, procurai a humildade; achareis talvez um refúgio no dia da cólera do Senhor. E deixarei entre vós um punhado de homens humildes e pobres. E no nome do Senhor porá sua esperança o resto de Israel.” (Sofonias 2,3.3,12)

... e também São Paulo ...

“Considerai vós mesmos, irmãos, como fostes chamados por Deus. Pois entre vós não há muitos sábios de sabedoria humana nem muitos poderosos nem muitos nobres. Na verdade, Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido, para assim confundir os sábios; Deus escolheu o que o mundo considera como fraco, para assim confundir o que é forte; Deus escolheu o que para o mundo é sem importância e desprezado, o que não tem nenhuma serventia, para assim mostrar a inutilidade do que é considerado importante, para que ninguém possa gloriar-se diante dele.” (1 Coríntios 1,26-29)
... e assim, serei (seremos) bem-aventurado(s) !
Sim, sou bem-aventurado, porque Jesus veio para mim, assumindo a minha humanidade, através da Sua Santidade e tendo em vista a Eternidade !
Senhor,
bem-aventurado És ...
bem-aventurado sou !
Que assim seja !

Leituras da Missa do Dia

Primeira Leitura (Sf 2,3; 3,12-13)

2,3Buscai o Senhor, humildes da terra, que pondes em prática seus preceitos; praticai a justiça, procurai a humildade; achareis talvez um refúgio no dia da cólera do Senhor. 3,12E deixarei entre vós um punhado de homens humildes e pobres. E no nome do Senhor porá sua esperança o resto de Israel. 13Eles não cometerão iniquidades nem falarão mentiras; não se encontrará em sua boca uma língua enganadora; serão apascentados e repousarão, e ninguém os molestará.

Segunda Leitura (1Cor 1,26-31)

26Considerai vós mesmos, irmãos, como fostes chamados por Deus. Pois entre vós não há muitos sábios de sabedoria humana nem muitos poderosos nem muitos nobres. 27Na verdade, Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido, para assim confundir os sábios; Deus escolheu o que o mundo considera como fraco, para assim confundir o que é forte; 28Deus escolheu o que para o mundo é sem importância e desprezado, o que não tem nenhuma serventia, para assim mostrar a inutilidade do que é considerado importante, 29para que ninguém possa gloriar-se diante dele. 30É graças a ele que vós estais em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus: sabedoria, justiça, santificação e libertação, 31para que, como está escrito, “quem se gloria, glorie-se no Senhor”.

Evangelho (Mt 5,1-12a)

Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus!11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.



IV Domingo do Tempo Comum
29 de Janeiro de 2017
Cor: Verde
Evangelho - Mt 5,1-12a

Bem-aventurados os pobres em espírito....
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5,1-12a
Naquele tempo:
1Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se.
Os discípulos aproximaram-se,
2e Jesus começou a ensiná-los:
3'Bem-aventurados os pobres em espírito,
porque deles é o Reino dos Céus.
4Bem-aventurados os aflitos,
porque serão consolados.
5Bem-aventurados os mansos,
porque possuirão a terra.
6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça,
porque serão saciados.
7Bem-aventurados os misericordiosos,
porque alcançarão misericórdia.
8Bem-aventurados os puros de coração,
porque verão a Deus.
9Bem-aventurados os que promovem a paz,
porque serão chamados filhos de Deus.
10Bem-aventurados os que são perseguidos
por causa da justiça,
porque deles é o Reino dos Céus.
11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem
e perseguirem, e mentindo,
disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.
12aAlegrai-vos e exultai,
porque será grande a vossa recompensa nos céus.


Palavra da Salvação.