sábado, 28 de janeiro de 2017

Papa recorda holocausto ao receber líderes judaicos da Europa

Papa recorda holocausto ao receber líderes judaicos da Europa





Da redação, com Agência Ecclesia


O Papa Francisco recebeu nesta sexta-feira, 27, em audiência os representantes do Congresso Judaico Europeu (European Jewish Congress).
O encontro foi realizado hoje, no Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, 72 anos após a libertação do campo de concentração nazi Auschwitz-Birkenau.

O líder do ‘European Jewish Congress’, Moshe Kantor, disse querer levar ao Papa a sua “profunda preocupação” pelo aumento do populismo e da intolerância no mundo ocidental.

Em julho de 2016, o Papa Francisco visitou os antigos campos de concentração nazis de Auschwitz e Bikernau, na Polônia, numa homenagem silenciosa que durou cerca de hora e meia.



As únicas palavras foram deixadas em espanhol, por escrito, no livro do Museu de Auschwitz: “Senhor, tem piedade do teu povo. Senhor, perdão por tanta crueldade”.
João Paulo II e Bento XVI visitaram Auschwitz em 1979 e 2006, respectivamente.
O campo começou a funcionar em 1940 e terminou em 1945, com a chegada das tropas soviéticas, estimando-se que tenham morrido 1,3 milhões de pessoas, sobretudo judeus, ciganos, russos, presos políticos e polacos.
Uma das salas conserva ainda duas toneladas de cabelos humanos; foi também neste campo que foram usadas pela primeira vez as câmaras de gás.

Moedas de euro do Vaticano não terão mais foto do Papa  

Segundo fontes oficiais, o próprio Papa Francisco pediu no ano passado para que sua imagem fosse retirada das moedas


Ansa

O Vaticano terá novos modelos de moedas de euros a partir de março, mas, desta vez, o rosto do Papa não estará estampando o dinheiro.De acordo com uma nota no Boletim Oficial Europeu, que informa todas as mudanças em cédulas monetárias, inclusive as edições especiais, as novas moedas trarão apenas o escudo episcopal do Papa Francisco, e não mais o seu rosto.

As moedas têm uma face igual em todos os países da zona do euro (lado onde fica representado o valor da moeda), mas, na outra parte, contam com imagens escolhidas nacionalmente.
Segundo fontes oficiais, o próprio Papa Francisco pediu no ano passado para que sua imagem fosse retirada das moedas. Agora, as moedas serão estampadas pelo escudo papal escolhido por Jorge Mario Bergoglio no momento de sua consagração episcopal.

Outros Papas também já adotaram a decisão de não aparecer nas moedas, como Paulo VI, entre 1970 e 1978. Os primeiros euros do Vaticano foram colocados em circulação em março de 2002, com representações do então Pontífice, João Paulo II, que, na época, comemorou a instituição do euro como “uma ocasião histórica”.
Homilia Diária     

Nossa fé vence os ventos contrários da vida

A fé nos coloca na posição de combate, ajuda-nos a vencer tantas tribulações e ventos contrários na vida

“Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” (Marcos 4,40).
Estamos acompanhando Jesus e Seus discípulos, fazendo essa travessia no mar da Galileia. Naquela travessia, uma forte ventania começou a soprar e as ondas começaram a se lançar dentro do barco.
É óbvio que, quando as ondas se agitam e o vento forte vem para abalar, estando num barco, num avião, num carro, estando em qualquer lugar, nós muitas vezes não sabemos suportar os ventos contrários. O que vem no coração humano nesse momento? Desespero, pânico, pavor. Começamos a nos apavorar e o medo começa a nos guiar, tomar conta de nós, tememos pela nossa vida, pelo que vai acontecer.

Não se trata de sermos super-heróis, de sermos os corajosos; trata-se de sermos pessoas de fé, para enfrentarmos as tribulações, as ventanias, os ventos contrários e as ondas agitadas da vida.
Com medo não conseguimos nada! Com medo só sucumbimos, somos enforcamos, atribulamo-nos mais e somos apenas vencidos.

A nossa couraça não é o medo, a nossa couraça é a fé! A fé nos mantém de pé, coloca-nos na posição de combate, ajuda-nos a vencer tantas tribulações e ventos contrários na vida.
Jesus estava deitado com calma, e você pode pensar: “Nossa, Jesus estava indiferente! Jesus não se preocupou com aquela situação”. Desde quando excesso de preocupação, agitação e desespero ajudam a resolver alguma coisa na vida?

Não é sangue frio, mas é serenidade de espírito. Não é simplesmente não se importar e achar que tudo vai acontecer de forma mágica e milagrosa. Não! O grande milagre de que precisamos, a cada dia, é termos um coração sereno, confiante de que nos mantendo firme em Deus enfrentamos as ondas agitadas da vida, as tribulações que estamos vendo à nossa frente nesta ou naquela situação.

Às vezes, recebemos uma má notícia, a nossa saúde nos abala, acontece uma situação na nossa família, enfrentamos situações adversas, somos traídos, enganados, iludidos. As coisas não dão certo para nós e desanimamos, prostramo-nos, começamos a temer, a nos desesperar e alguns fantasmas aparecem: fantasmas do medo, da ilusão, da agonia nos deixam realmente acabrunhados, atribulados, sem ânimo e esmorecidos.

Jesus, hoje, está nos perguntando: “Por que não tendes fé?”. Se Jesus disse ao mar: “Silêncio, cala-te!”, precisamos dizer ao medo, às tribulações, aos fantasmas e fantasias que se criam dentro de nós: “Silêncio! Cala-te”, porque Deus está no comando!

Santo do Dia  

Santo Tomás de Aquino, professor e consultor da Orde

São Tomás Aquino

Livre e obediente à voz do Senhor, prosseguiu nos estudos sendo discípulo do mestre Alberto Magno

Neste dia lembramos uma das maiores figuras da teologia católica: Santo Tomás de Aquino. Conta-se que, quando criança, com cinco anos, Tomás, ao ouvir os monges cantando louvores a Deus, cheio de admiração perguntou: “Quem é Deus?”.

A vida de santidade de Santo Tomás foi caracterizada pelo esforço em responder, inspiradamente para si, para os gentios e a todos sobre os Mistérios de Deus. Nasceu em 1225 numa nobre família, a qual lhe proporcionou ótima formação, porém, visando a honra e a riqueza do inteligente jovem, e não a Ordem Dominicana, que pobre e mendicante atraia o coração de Aquino.

Diante da oposição familiar, principalmente da mãe condessa, Tomás chegou a viajar às escondidas para Roma com dezenove anos, para um mosteiro dominicano. No entanto, ao ser enviado a Paris, foi preso pelos irmãos servidores do Império. Levado ao lar paterno, ficou, ordenado pela mãe, um tempo detido. Tudo isto com a finalidade de fazê-lo desistir da vocação, mas nada adiantou.

Livre e obediente à voz do Senhor, prosseguiu nos estudos sendo discípulo do mestre Alberto Magno. A vida de Santo Tomás de Aquino foi tomada por uma forte espiritualidade eucarística, na arte de pesquisar, elaborar, aprender e ensinar pela Filosofia e Teologia os Mistérios do Amor de Deus.

Pregador oficial, professor e consultor da Ordem, Santo Tomás escreveu, dentre tantas obras, a Suma Teológica e a Suma contra os gentios. Chamado “Doutor Angélico”, Tomás faleceu em 1274, deixando para a Igreja o testemunho e, praticamente, a síntese do pensamento católico.

Santo Tomás de Aquino, rogai por nós!