domingo, 20 de agosto de 2017



Lectio Divina - 20/08/17 - Solenidade da Assunção de Nossa Senhor
Simplesmente ... "Maria" !
A origem desta Festa da Assunção da Virgem Maria perde-se no tempo e remonta aos primeiros séculos da era cristã tanto no Ocidente quanto no Oriente.
Tendo nascido sem pecado Maria não poderia padecer o pecado da morte mas sim ser "Assunta" ao Céu por obra e graça de Deus. No Oriente cristão esta Festa é mais conhecida pelo nome de "Dormição de Maria", ou seja, Maria não morre, mas simplesmente adormece para a Eternidade ...
Sempre que medito sobre esta Solenidade, me pergunto se celebrar a sua Assunção não é repassar a vida de Maria ?
E a resposta é sempre a mesma : sim !
E uma das maneiras mais simples e populares de se contar e de se cantar as maravilhas de Deus na vida de Maria dá-se através da "Oração do Ave Maria" que começa com o episódio da Anunciação de Jesus pelo Anjo Gabriel à própria Virgem. Contudo, esse "conto" e esse "canto" continuarão pela Visitação e pelo Magnificat.
Na Anunciação, o Anjo Gabriel lhe disse :
"Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco". (Primeira Parte do Ave Maria)
E "cheia" da Graça de Deus que não lhe faltou ao longo de toda a sua vida, Maria responde "Sim" a Deus (Fiat = faça-se) e nos traz o Emanuel, o "Deus conosco", Jesus Cristo, o Senhor.
Maria não é Deus, 
mas ela é única por ser simultaneamente 
Filha de Deus Pai,
Esposa do Espírito Santo
e Mãe de Deus Filho !
Por conseguinte, nós não adoramos Maria mas sim a veneramos como a Mãe de Deus, a Mãe da Igreja pelo Pentecostes e a Mãe de cada um de nós.
Logo em seguida, Maria, a Mãe do Salvador e futura Rainha do Céu e da Terra, realiza a Visitação e parte às pressas para servir sua prima Isabel, a "estéril", que já anciã, estava no sexto mês de gravidez do futuro São João Batista, o Precursor de Jesus :
"Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. " (Lucas 1, 39-40)
Sim, Maria vai ... pois a Boa Nova tem pressa !
E no abraço da anciã Isabel à jovem Maria, encontram-se o Antigo e o Novo Testamento, a espera e a Esperança.
"Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre" Jesus ! (Lucas 1, 41-42) (Segunda Parte do Ave Maria)
Mais tarde, a Tradição e o Magistério da Igreja, vendo a fidelidade de Maria junto à Cruz de seu Filho Jesus, acrescentou a seguinte invocação :
"Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte. Amém." (Terceira e última parte do Ave Maria)
Pois Maria também não nos acompanhará na hora de nossa morte ?
Como toda boa Mãe ela o faz ...
Mas voltemos a Isabel pois ela acolhe o Mistério de Maria ...
"Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. (Lucas 1, 43-45)
Tenho a alegria do serviço de Maria e a exultação da acolhida de Isabel ?
Acredito como Maria e testemunho como Isabel ?
Confio nas promessas do Senhor ?
E Maria responde com a sua Profissão de Fé , o Magnificat :
"Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva." (Lucas 1, 46-48a)
O que Deus "olha" em minha vida ? 
Ele constata a minha humildade ? 
A humildade agrada o Senhor !
Mas o meu orgulho, Dele me afasta ...
"Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor." (Lucas 1, 48b-49a)
Pelo meu Batismo eu também não sou bem-aventurado ?
O Todo-Poderoso também não fez e faz maravilhas em minha vida ?
Reconheço-as ?
Testemunho-as ?
"O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam." (Lucas 1, 49b-50)
Sim, o Seu Nome é santo e tem poder !
Respeito a Sua Santidade e "replico" a Sua misericórdia ?
Basta testemunha-las ...
"Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. (Lucas 1, 51-55)
O divino adentra o mundano e inverte a sua ordem : é a História da Salvação de toda a Humanidade !
Deus também não realiza a Sua História de Salvação no concreto da minha vida como nos casos de Maria e de Isabel ?
"Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa." (Lucas 1, 56)
O Cântico do "Magnifcat" não é a expressão do serviço que transforma a espera humana na Esperança Divina ?
São Paulo atesta essa minha Esperança ...
"Irmãos: Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão." (1º Coríntios 15, 20-22)
... e o Apocalipse confirma a História de Salvação !
"Ouvi então uma voz forte no céu, proclamando: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo”. (Apocalipse 12, 10ab)
Senhor,
da Anunciação,
pela Visitação
à Assunção,
Maria, Tua (e Nossa) Mãe 
conta a espera ...
e canta a Esperança !
Que assim seja !
Leituras da Missa do Dia
Primeira Leitura (Ap 11,19a; 12,1.3-6a.10ab)
19aAbriu-se o Templo de Deus que está no céu e apareceu no Templo a Arca da Aliança. 12,1Então apareceu no céu um grande sinal: uma Mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. 3Então apareceu outro sinal no céu: um grande Dragão, cor de fogo. Tinha sete cabeças e dez chifres e, sobre as cabeças, sete coroas. 4Com a cauda, varria a terça parte das estrelas do céu, atirando-as sobre a terra. O Dragão parou diante da Mulher, que estava para dar à luz, pronto para devorar o seu Filho, logo que nascesse. 5E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o Filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 6aA mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um lugar. 10ab Ouvi então uma voz forte no céu, proclamando: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo”.
Segunda Leitura (1Cor 15,20-27a)
Irmãos: 20Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. 21Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos.
22Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. 23Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião de sua vinda. 24A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus-Pai, depois de destruir todo principado e todo poder e força. 25Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. 26O último inimigo a ser destruído é a morte. 27aCom efeito, “Deus pôs tudo debaixo de seus pés”.
Evangelho (Lc 1,39-56)
Naqueles dias, 39Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56 Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário