terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Semana pela Unidade dos Cristãos começa nesta quarta-feira

Celebrações acontecem de 18 a 25 de janeiro no hemisfério norte. No Brasil é celebrada no período de Pentecostes

Agência Ecclesia

Começa nesta quarta-feira, 18, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2017 no hemisfério norte. O tema deste ano recorda os 500 anos da reforma protestante, iniciada por Martinho Lutero.
O documento de reflexão preparado e publicado em conjunto pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos (Santa Sé) e a Comissão Fé e Constituição (Conselho Mundial de Igrejas) tem como tema central a “reconciliação”.
“Que pessoas e Igrejas possam ser impelidas pelo amor de Cristo a viver vidas reconciliadas e a derrubar as paredes da divisão”, pode ler-se.A proposta deste ano surgiu pela mão do Conselho de Igrejas na Alemanha (ACK), a convite do Conselho Mundial de Igrejas, o qual assinala que a reforma de Lutero “tem sido tema de controvérsia na história das relações intereclesiais”.


Em 1517 Martinho Lutero publicou as suas “95 teses”, provocando uma ruptura entre várias comunidades cristãs, até então ligadas à Igreja Católica, apresentada no documento como “dolorosa divisão”.As Igrejas cristãs na Alemanha propõem que, 500 anos depois, se reflita sobre a “reconciliação como centro da fé”.
O tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2017 inspira-se numa passagem da segunda carta de São Paulo aos Coríntios: ‘Reconciliação: é o amor de Cristo que nos impele’.
“Como embaixadoras de reconciliação, as Igrejas ativamente prestaram assistência aos refugiados na busca de novos lares, enquanto, ao mesmo tempo, tentavam melhorar as condições de vida nos países que eles tinham deixado para trás”, refere o documento de reflexão.
A 31 de outubro de 2016, o Papa e o presidente da Federação Luterana Mundial (LWF, siga em inglês), assinaram na Suécia uma declaração comum, por ocasião da comemoração conjunta católico-luterana dos 500 anos da reforma protestante.
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos acontece em períodos diferentes no hemisfério norte e sul. No hemisfério Sul é celebrado no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926).

VISITA DA SUPERIORA GERAL DAS IRMÃS BENEDITINAS MISSIONÁRIAS AO BRASIL


VISITA DA SUPERIORA GERAL DAS IRMÃS BENEDITINAS MISSIONÁRIAS AO BRASIL


Eleita em 2016 como sucessora da Madre  Martyna Wysocka para estar à frente da Congregação das Irmãs Beneditinas Missionárias em âmbito mundial, a Madre Marcelina Kusmierz realizou sua primeira visita ao Brasil. O motivo é motivar a  celebração dos 100 anos da Congregação  e  também, como destaca a própria Madre-geral, ser, junto a elas, presença materna e incentivadora.





Retiro anual


As Irmãs Beneditinas realizam retiro anual
Ocorreu entre os dias 01 a 06 de janeiro do corrente, o retiro das Irmãs Beneditinas Missionárias  . O retiro teve como tema “Vocação é um chamado e uma resposta" conduzido pelo pe. Patrick Akoa, dos Irmãos de São João. O retiro contou com momentos de reflexão em grupo e meditação pessoal, além da Leitura Orante . Diariamente celebrou-se a Eucaristia e o Ofício Divino.